Como Identificar O Público-Alvo Da Sua Marca?

Se você pensa em abrir um negócio ou é dono de uma empresa e já atua no mercado, mas ainda não sabe ao certo quem é público-alvo da marca, um fator importante e determinante para o sucesso da empresa é saber para quem comunicar, ou seja, para quem a empresa deve concentrar sua comunicação.

Entender o comportamento do consumidor e quais os fatores que o levam a consumir os produtos e serviços da sua marca são fundamentais para desenvolver estratégias de comunicação assertivas. Assim a sua marca se comunica de maneira adequada e direcionada as pessoas com maior potencial de tornarem-se clientes.

Investir de maneira muito ampla (comunicar tudo para atingir todos os públicos ao mesmo tempo) pode trazer riscos, como desperdício de tempo, verba e até mesmo criar uma imagem negativa para a marca.

 

Aqui vão algumas dicas de como definir e identificar o público-alvo: 

  • Pesquise dados secundários (já pesquisados e publicados por institutos ou grandes players do mercado). Levante todas as informações sobre o perfil do público a partir do segmento de atuação do seu negócio.

Ex.: Se for uma academia, podemos presumir que será frequentada por homens e mulheres (ampla faixa etária) que se preocupam com a saúde e bem estar. Se for uma loja de materiais de construção, podemos prever que o público predominante será de homens maduros (cliente final e também profissional do segmento de construção), e assim por diante.

 

  • Analise a região e mercado onde a empresa atua ou pretende atuar. Levante as principais características daquele local e o máximo de detalhes sobre o perfil do público presente.

Ex.: A região é mais comercial ou residencial (casas, apartamentos, escritórios)? Predominância de homens, mulheres, famílias, jovens universitários, terceira idade? Qual a faixa etária e renda salarial? Existem concorrentes naquela região?

  

  • Contrate um Instituto de Pesquisa para aplicação de Pesquisa de Mercado: elaboração de questionário ou roteiro de entrevista que pode ser aplicada tanto no ponto de venda quanto em regiões estratégicas (bairros próximos ao estabelecimento, por exemplo). Com o resultado da pesquisa será possível analisar e mensurar detalhadamente quem são os consumidores predominantes, o que pensam sobre a marca, quais são os seus comportamentos, expectativas com relação aos produtos e serviços, etc.
  • Identifique os canais de comunicação que atraem os clientes até o seu ponto de venda. Se você já possui um estabelecimento frequentado por pessoas, aproveite para questioná-las como conheceram a marca e chegaram até a loja. Além de descobrir quais são os canais mais assertivos e que trazem retorno positivo para a marca (como aumento no faturamento, novos clientes, etc.), é possível pesquisar melhor sobre as mídias e levantar dados sobre os perfis de públicos que são impactados por cada uma.

Ex.: Se a maioria dos clientes chegou até o seu ponto de venda por causa de um anúncio que viram no jornal “x”, podemos levantar as informações sobre o público que assinam o jornal.

Sugestão: Aplique uma pesquisa rápida e mais informal no momento do checkout e lembre-se de computar as respostas obtidas para analisar em um segundo momento.

Após o levantamento das informações, estudos sobre o mercado e suas características e aplicação de pesquisas, determine o público-alvo no qual serão investidos os principais esforços de comunicação.

A empresa deverá se embasar no levantamento das informações para investir em estratégias e atrair o público-alvo até a marca, como desenvolver produtos e serviços que terão melhor aceitação e atendam as necessidades e expectativas desse perfil.

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